TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©

A Família Pipa é uma Sociedade Filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1º de Setembro de 2008 em Santo Anastácio, São Paulo. Sítio criado em meados de Março de 2011. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Família Pipa e CONSEG - Semana do Trânsito 2011

A Familia Pipa, em convite do CONSEG de Santo Anastácio, realizou a SEMANA DO TRÂNSITO 2011 nas escolas de Santo Anastácio, tendo como tema do CONSEG: 

"DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2011/2020: JUNTOS PODEMOS SALVAR MILHÕES DE VIDAS". 




Dia 19, 20, 21, 22 e 23 de Setembro
Colégio SESI (palestra de manhã)
Colégio SESI (teatro de tarde)
Escola RANAZZI (palestra de manhã)
Escola  TERTULIANO (teatro de tarde)
Escola ALBERICO (teatro de tarde)
Escola ALICE MACIEL (palestra de manhã)
Escola BERTONI (teatro de tarde)
Escola FENIX (teatro de tarde)
Colégio MAXIMUS (palestra de manhã)
Colégio MAXIMUS (teatro de tarde)

A Família Pipa visitou 9 escolas, ministrando em 4, palestras, e em 7, teatros, acerca do trânsito, dando maior respaldo com as motos (alvo de maior acidentes em Santo Anastácio), do dia 19 ao dia 23 de Setembro. No total, foram beneficiadas na faixa de 870 pessoas, dentre elas: crianças, jovens e adultos. No final de cada teatro, houve a distribuição de balas e a brincadeira com confetes. Nas palestras foram usadas imagens e vídeos engraçados para ilustrar o que ocorre seriamente no município afim de enterter e, mesmo assim, conscientizar - muito mais -, sobre as ocorrências no trânsito. "O humor é fundamental, mesmo em situações sérias e polêmicas", enfatizam os membros responsáveis. As palestras foram administradas pelo membro Fábio Lima, entretanto, na ultima palestra, o mesmo não pode comparecer por motivos pessoais. Contudo, assim mesmo houve a palestra, ministrada por Bruno Lozzi. Nas palestras foi frisado as irresponsabilidades no trânsito de Santo Anastácio, começando pelo grande fluxo de veículos para a proporção da cidade, até a construção do Pátio à acidentes. "Foi gratificante poder passar um pouco do que sabemos para os jovens, mesmo sendo jovens como os ouvintes da palestra. Fiquei feliz com a curiosidade da maioria em saber sobre o transito, sobre as leis; mesmo sabendo pouco pude passar o suficiente para que eles possam, de uma maneira ou de outra, cooperar como um cidadão de bem, não só nas leis de transito mas também na sociedade, de uma forma geral. É gratificante fazer um trabalho voltado para a juventude da nossa cidade, que tão pouco é estimulada a projetos", frisa Fábio Lima, organizador das palestras. 
Escola EMEI
O teatro foi dirigido por Bruno Lozzi, Stal Quintana e Nilson de Oliveira Alcantara, onde ilustraram para as crianças a importancia do uso do capacete; os acessórios que compõe o capacete; não poder andar sem a viceira e a jugular; olhar para os lados mesmo se o semáforo estiver verde; o que significa cada cor do semáforo; o que é um semáfoto; quem compõe o trânsito; não poder "empinar" motos; não poder correr; não poder falar ao celular quando estiver dirigindo; não pode andar com criança pequena na moto; não poder andar na moto com mais de duas pessoas. 
Os teatros se finalizavam no questionamento: se a vovó, o papai, a mamãe, o irmãozinho, a irmãnzinha, o titio, a titia, o vovô, a vovó, o papagaio ou o cachorro fizerem alguma dessas coisas ERRADAS no trânsito, o que irão dizer (aí todos, em forma de cantoria, diziam): NÃO PODE, NÃO PODE, NÃO PODE [...]. 
"Algumas pessoas nos criticam por optarmos pelo humor ao invés da seriedade. É simples: se dicionários fossem atrativos, crianças não optariam por ler gibis! O humor é gratificante, é divertido. Se algo nos é passado mediante boas gargalhadas, aprendemos naquele momento: sem a necessidade de repassar a lição, por mais que surja uma enorme vontade de ouvir tudo novamente. Sem demagogias, apenas o divertimento da pureza sobre os problemas sociais. É assim que enxergamos", enfatiza Bruno Lozzi.




Dia 26 de Setembro
No dia 26, o membro Responsável pela Segurança Interna da Família Pipa, Amador Cortez, e a presidenta do CONSEG de Santo Anastácio, Sonia Stelato, visitaram os Motos Taxisistas, convidando-os para a passeata da Semana do Trânsito. Tanto a Sônia quanto o Amador, frisaram a importância na participação dos motociclistas, sendo que, "os bons motoristas acabam pagando pelos maus motoristas". Na oportunidade, Sonia e Amador aproveitaram para avisá-los que, em breve, serão convidados para uma reunião acerca da regularização dos Tele-Motos, esperando que assim, fiquem somente aqueles que realmente trabalham, e não usam como faxada para coisas ilícitas.





Amador e Sonia em visita aos Tele-Motos

Amador e Sonia em visita aos Tele-Motos






















Dia 27 de Setembro
A passeata realizada dia 27/09, às 8h00min., com saída da Quadra Municipal e término defronte o Banco do Brasil, contou com a participação de quase 600 pessoas, entre crianças, jovens, transeuntes, educadores e organizadores. Confira abaixo algumas fotos da passeata.

















Dia 28 de Setembro
Um dos murais
Garoto e Fábio olhando os textos e desenhos
No dia 28 de Setembro houve a reunião do CONSEG na Quadra Municipal, às 20h00min. e, na mesma, foram entregues medalhas para os classificados das escolas na categoria desenho e texto, acerca da Semana do Trânsito, encerrando a maratona de eventos ocorridos no município de Santo Anastácio, que começou dia 19. Houve a participação da Banda Marcial de Santo Anastácio, alegrando a festividade e nos louvando com os hinos: Nacional, Municipal e do CONSEG. No evento, havia os murais das escolas participantes, mostrando os trabalhos dos alunos. Vários textos belíssimos  e desenhos maravilhosos. Todos estão de parabéns.

Outra escola
Uma das escolas 


APAE de Santo Anastácio também não ficou de fora. Belíssima participação.


Alguns dos membros da Família Pipa também receberam medalhas. Infelizmente, neste evento, está faltando o Amador Cortez e o Nilson de Oliveira. Parabéns à todos.

"UNIDOS VENCEREMOS, DIVIDIDOS CAIREMOS!"
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário